sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

           Todo toque de tambor leva uma ideia adiante. "Pintar com palavras" foi criado com esse objetivo, compartilhar ideias e fazer circular informações, especialmente sobre temas como educação, ciência, literatura e acessibilidade por meio de notas e entrevistas.
           O título do blog é inspirado no romancista turco Orhan Pamuk: "Escrever um romance equivale a pintar com palavras, e ler um romance equivale a visualizar imagens por meio das palavras de outras pessoas", em O romancista ingênuo e o sentimental, da Companhia das Letras. Não, jornalismo não é literatura, tampouco sou uma formadora de opinião, mas gosto das palavras e daquilo de bom que elas possam desencadear.
           E quando Pamuk relaciona o ato de escrever ao de desenhar imagens, é como se estivesse falando do trabalho de audiodescrição, recurso de acessibilidade que consiste na tradução de imagens em palavras, e isso é muito bom, pois permite que o grande número de pessoas de baixa visão possam consumir produtos culturais como filmes, exposições em museus e livros infantis com suas indispensáveis ilustrações. Esse é um trabalho que ainda estou engatinhando, mas que rufem os tambores na difusão dessa ideia.
           Buenas, era isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário